Afinal, como é possível criar mensagens eficazes e atrair a atenção dos colaboradores e clientes sem conhecer quem são eles e suas particularidades?
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da delimitação dos públicos para a Comunicação e Endomarketing, e como pode trazer benefícios para sua empresa.
Entendendo a delimitação dos públicos
Quando falamos em Comunicação Interna estamos necessariamente falando sobre pessoas, com pessoas e para pessoas.
Definir os públicos para a comunicação interna e endomarketing consiste em identificar e segmentar o público-alvo de uma empresa, ou seja, definir quem são as pessoas que a organização deseja alcançar com suas ações.
Esse processo pode envolver, por exemplo, a criação de personas, que são perfis fictícios que representam os diferentes tipos de pessoas que a empresa deseja atingir. Também, uma pesquisa etnográfica, que envolve a observação participante e a imersão em um grupo específico (nesse caso, a empresa) para compreender seus valores, práticas, comportamentos e cultura.
Ao delimitar os públicos, a empresa pode criar mensagens personalizadas e direcionadas, que atendam às necessidades e expectativas de cada grupo específico.
Isso é importante porque cada pessoa tem interesses, necessidades e expectativas diferentes, e mensagens genéricas não conseguem atingir todos esses aspectos de forma eficaz.
Benefícios para a Comunicação
Ao delimitar os públicos, a comunicação da empresa pode, portanto, criar mensagens mais eficazes e atraentes para o seu público-alvo.
Como resultados amplamente já divulgados, essa prática pode ajudar a aumentar o engajamento, a retenção de clientes e a fidelidade à marca. Além disso, uma comunicação direcionada também pode ajudar a reduzir custos, pois evita o desperdício de recursos em ações que não atingem o público certo.
Benefícios para o Endomarketing
No endomarketing, a delimitação dos públicos é ainda mais importante, pois a comunicação interna deve ser direcionada e personalizada para cada grupo de colaboradores.
Ao segmentar os públicos internos, a empresa pode criar mensagens mais eficazes, capazes de motivar e engajar cada grupo. Além disso, ajuda também a aumentar a produtividade, a retenção de talentos e a fidelidade dos colaboradores à empresa.
Além disso, a delimitação dos públicos também pode ajudar a identificar problemas e necessidades específicas de cada grupo de colaboradores. Este movimento pode levar a melhorias na gestão de pessoas e no ambiente de trabalho.
Falando sobre pessoas, com pessoas e para pessoas
A delimitação dos públicos é fundamental para a Comunicação e Endomarketing de uma empresa, necessariamente falando sobre pessoas, com pessoas e para pessoas.
E sabemos que em toda comunicação, saber falar com os diversos públicos (sim, diversos e no plural) é fundamental para o sucesso do que se deseja comunicar e das relações e interações desencadeadas por essa comunicação.
Wilson da Costa Bueno1[1], professor e teórico da Comunicação Empresarial, é claro em afirmar que a efetividade de uma cultura de comunicação nas empresas, que passa pela comunicação interna, é algo que:
…se constrói ao longo do tempo, com participação e o comprometimento de todos os públicos internos, algo que se compartilha e se vivencia permanentemente.
Bueno afirma ainda que a comunicação interna de uma organização depende do processo de gestão e que é necessário sempre distribuir a responsabilidade por todos aqueles que interagem, desde a direção, lideranças e de forma horizontal entre de todos os departamentos.
E neste ponto está posto o desafio a ser vencido: o que faz a comunicação interna e um endomarketing ser competente?
Embora seja tratado como algo óbvio e vulgar, a delimitação do público na comunicação pode contribuir para suplantar esse desafio, pois permite que a mensagem seja direcionada de forma eficaz para o grupo de pessoas e da forma que seja relevante para ela: com mensagens personalizadas, que atendam às necessidades e expectativas de cada grupo específico.
Para delimitar o público interno de uma organização, ou seja, identificar as pessoas que fazem parte da equipe e são alvo da comunicação interna, é preciso considerar alguns fatores importantes, como o tamanho e a estrutura da organização, o setor em que ela atua e o objetivo da comunicação interna, além de métodos e ferramentas que voltaremos a abordar em outros conteúdos.
[1] BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. 2Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
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