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Definir os públicos para a comunicação interna e endomarketing é uma das estratégias mais importantes para o sucesso de uma empresa.

Afinal, como é possível criar mensagens eficazes e atrair a atenção dos colaboradores e clientes sem conhecer quem são eles e suas particularidades?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da delimitação dos públicos para a Comunicação e Endomarketing, e como pode trazer benefícios para sua empresa.

Entendendo a delimitação dos públicos

Quando falamos em Comunicação Interna estamos necessariamente falando sobre pessoas, com pessoas e para pessoas.

Definir os públicos para a comunicação interna e endomarketing consiste em identificar e segmentar o público-alvo de uma empresa, ou seja, definir quem são as pessoas que a organização deseja alcançar com suas ações.

Esse processo pode envolver, por exemplo, a criação de personas, que são perfis fictícios que representam os diferentes tipos de pessoas que a empresa deseja atingir. Também, uma pesquisa etnográfica, que envolve a observação participante e a imersão em um grupo específico (nesse caso, a empresa) para compreender seus valores, práticas, comportamentos e cultura.

Ao delimitar os públicos, a empresa pode criar mensagens personalizadas e direcionadas, que atendam às necessidades e expectativas de cada grupo específico.

Isso é importante porque cada pessoa tem interesses, necessidades e expectativas diferentes, e mensagens genéricas não conseguem atingir todos esses aspectos de forma eficaz.

Definir os públicos para a comunicação interna e endomarketing facilita o direcionamento da mensagem.

Benefícios para a Comunicação

Ao delimitar os públicos, a comunicação da empresa pode, portanto, criar mensagens mais eficazes e atraentes para o seu público-alvo.

Como resultados amplamente já divulgados, essa prática pode ajudar a aumentar o engajamento, a retenção de clientes e a fidelidade à marca. Além disso, uma comunicação direcionada também pode ajudar a reduzir custos, pois evita o desperdício de recursos em ações que não atingem o público certo.

Benefícios para o Endomarketing

No endomarketing, a delimitação dos públicos é ainda mais importante, pois a comunicação interna deve ser direcionada e personalizada para cada grupo de colaboradores.

Ao segmentar os públicos internos, a empresa pode criar mensagens mais eficazes, capazes de motivar e engajar cada grupo. Além disso, ajuda também a aumentar a produtividade, a retenção de talentos e a fidelidade dos colaboradores à empresa.

Além disso, a delimitação dos públicos também pode ajudar a identificar problemas e necessidades específicas de cada grupo de colaboradores. Este movimento pode levar a melhorias na gestão de pessoas e no ambiente de trabalho.

Falando sobre pessoas, com pessoas e para pessoas

A delimitação dos públicos é fundamental para a Comunicação e Endomarketing de uma empresa, necessariamente falando sobre pessoas, com pessoas e para pessoas.

E sabemos que em toda comunicação, saber falar com os diversos públicos (sim, diversos e no plural) é fundamental para o sucesso do que se deseja comunicar e das relações e interações desencadeadas por essa comunicação.

Wilson da Costa Bueno1[1], professor e teórico da Comunicação Empresarial, é claro em afirmar que a efetividade de uma cultura de comunicação nas empresas, que passa pela comunicação interna, é algo que:

 …se constrói ao longo do tempo, com participação e o comprometimento de todos os públicos internos, algo que se compartilha e se vivencia permanentemente.

Bueno afirma ainda que a comunicação interna de uma organização depende do processo de gestão e que é necessário sempre distribuir a responsabilidade por todos aqueles que interagem, desde a direção, lideranças e de forma horizontal entre de todos os departamentos.

E neste ponto está posto o desafio a ser vencido: o que faz a comunicação interna e um endomarketing ser competente?

Embora seja tratado como algo óbvio e vulgar, a delimitação do público na comunicação pode contribuir para suplantar esse desafio, pois permite que a mensagem seja direcionada de forma eficaz para o grupo de pessoas e da forma que seja relevante para ela: com mensagens personalizadas, que atendam às necessidades e expectativas de cada grupo específico.

Para delimitar o público interno de uma organização, ou seja, identificar as pessoas que fazem parte da equipe e são alvo da comunicação interna, é preciso considerar alguns fatores importantes, como o tamanho e a estrutura da organização, o setor em que ela atua e o objetivo da comunicação interna, além de métodos e ferramentas que voltaremos a abordar em outros conteúdos.

[1] BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. 2Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

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